sábado, 30 de agosto de 2008

Olá turma, estava pesquisando sobre o tema "O administrador dos E.U.A" via google e apareceu nosso blog como referência, que sucesso!!.. rsr
Vou postar mais tarde sobre a linha da Revolução Industrial/Administração conforme solicitado em sala de aula pela Professora Fernanda. Que tal prepararmos o trabalho da semana que vem?

Have a good weekend!

Sérgio Ricardo Guerra
Administração 1 Período

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Emprego Novo

Por: Antonio Flávio Pacini

A dinâmica do mundo moderno tem obrigado as pessoas a reverem suas posturas com muito mais freqüência. Nas décadas de 70, 80 e até 90, estabilidade era sinônimo de qualidade. Hoje, o tempo médio de permanência de um profissional numa empresa, pelo menos em uma mesma área, é de dois a três anos. Agora, a estagnação, sim, é vista como um problema. Logo, saber lidar com novos ambientes, novas pessoas e culturas diferentes é muito importante para a evolução da carreira.

Mudar de emprego sempre requer adaptação e alguns cuidados são fundamentais. Pense sempre que tudo o que é novidade atrai a atenção, e neste caso a novidade é você. As pessoas vão querer saber de onde você veio, qual é sua experiência e muitas vezes vão criar rótulos a seu respeito, com base nas primeiras impressões que você causar. Por isso, nos primeiros dias, talvez meses, todo cuidado é pouco.
Um ambiente novo deve ser mapeado, compreendido e aos poucos as relações políticas, os valores, a cultura em si, vão sendo apropriados pelo novo colaborador. Dessa forma, o processo de integração ocorre sem muitos desgastes.

Muitas pessoas procuram “causar uma boa impressão” imediatamente. Isso é excelente quando acontece naturalmente e prova que o processo seletivo foi bom para ambos os lados. Entretanto, ninguém sustenta por muito tempo um modelo que não é real. Se, por qualquer razão, o novo contratado quiser criar um “modelo perfeito”, a situação tende a gerar problemas. Todos nós já vimos, por exemplo, pessoas que chegaram com grandes promessas de resultados, ou mostrando-se muito comunicativas e amistosas com todos e depois não conseguiram sustentar a imagem. Ou, pior, aqueles que ficam contando vantagens do seu passado glorioso, que logo dá margem para a célebre pergunta: Se lá era tão interessante, por que veio para cá?
Mesmo que você seja excelente no que faz e realmente tenha “história para contar”, deixe que o tempo e suas ações se encarreguem de mostrar quem você é. As oportunidades aparecerão e tudo o que você precisará fazer é colocar em prática a imagem que corresponde ao que você quer criar.

DICAS PRINCIPAIS

Não tire conclusões precipitadas – Pessoas, sistemas e processos devem ser entendidos antes de julgados
Nem tudo que está sendo feito é ruim, nem tudo que parece certo é realmente adequado. Dedique-se para conhecer a relação de poder e responsabilidades na empresa e colabore na medida em que puder.
Ouça mais do que fale. Atenção especial a toda e qualquer comunicação, principalmente as formais.
Cuidado com suas palavras. As pessoas estão ávidas para saber como você pensa e assim conclusões precipitadas podem lhe causar problemas. Cuidado especial com os e-mails.
Seja proativo e comprometa-se
Entenda seu papel, procure colaborar em todas as oportunidades e mostre resultados positivos.
Seja modesto e busque o equilíbrio
Resultados que você acredita poder realizar, grandeza de suas realizações e contatos que você tenha devem ser apresentados com cautela. Evite competir demasiadamente e criar um ambiente hostil. Mantenha as relações em harmonia. Se perceber alguém mais agressivo, não deixe de se proteger, mas evite o confronto, se possível.

A melhor forma de você ganhar o respeito de seus novos colegas, chefes e da própria organização é firmar-se naquilo que é realmente verdadeiro em você. Crie sua imagem a partir de seus resultados e principalmente pela sua conduta. Dessa forma, logo você terá lastros para ela e não estará sujeito a rótulos baseados nas impressões das pessoas.


Do outro lado do mundo - Welcome to Japan!



K A I Z E N


é uma palavra japonesa que significa mudança para melhor ou aprimoramento contínuo e que permeia toda a Administração Japonesa. Kaizen pode então, até servir de sinônimo de Administração Japonesa. E a chamada Administração Japonesa de hoje, na realidade, é toda uma tradição de educação de berço do japonês, complementada por conhecimentos do management norte-americano a partir dos Anos 50. Em outras palavras, valores humanos japoneses complementados por conhecimentos técnicos em Administração norte-americanos, e aplicados em empresas japonesas.

Essa interação começou a acontecer a partir de 1950, não só em função de sua derrota frente aos Estados Unidos em 1945, mas principalmente com a adesão dos japoneses às práticas de negócios dos norte-americanos. Tanto é que em julho de 1950, “W. E. Deming foi convidado a ir ao Japão e ensinar o controle estatístico da qualidade em um seminário de oito dias, organizado pela JUSE”. JUSE é a Japanese Union of Scientists and Engineeers, que juntamente com uma série de outras instituições em consonância com o governo e o povo japonês, promoveram a ascensão da economia japonesa.

Quatro anos mais tarde, em julho de 1954, foi a vez de J. M. Juran ser convidado a ensinar aos japoneses, por sua vez, a chamada Administração do Controle da Qualidade – segundo Masaaki Imai, “Essa foi a primeira vez que o CQ foi abordado a partir da perspectiva da administração total”.
Os japoneses se maravilharam com as idéias de Juran e Deming porque elas se harmonizavam com o seu tradicional espírito de consenso de grupo, que remonta desde a época dos samurais...


Uma verdadeira aula de como os japoneses após derrotados em uma grande guerra, se erguem e se tornam uma das maiores economias do mundo.




Link para saber mais sobre essa incrível economia e sobre os grandes Administradores que estão por trás dela.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Bons ventos para o seu negócio



Feira do Empreendedor





Aproveitando a dica do Sérgio, para quem quiser saber mais sobre o evento:



A Feira do Empreendedor é um dos eventos de maior sucesso promovidos pelo Sebrae. Desde 1995, a Feira é realizada nos diferentes estados e regiões do país, sempre oferecendo oportunidades para o surgimento de centenas de novos negócios a cada edição.
Em um único local são colocados à disposição dos participantes, produtos e serviços, informações para abertura de empresas, tecnologia, cursos, treinamentos direcionados para o desenvolvimento e estímulo à cultura empreendedora.


Em Belo Horizonte a feira será realizada do dia 2 a 6 de setembro de 2008 de 10h às 22h no EXPOMINAS, a entrada é franca!
O link do site do SEBRAE MG para quem quer obter maiores informações:
Oi turma, gostei muito do layout do nosso blog, vamos trabalhar bastante.
Aproveitando a oportunidade na próxima semana no Expominas começa a Feira do Empreendedor, fica aí a dica.

Um grande abraço a todos,

Sérgio Ricardo Guerra
Administração
1 Período