quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Estudo de caso para o Curso de Bacharelado em Administração, como exigência da disciplina de Teoria Geral da Administração (TGA), sob a orientação da Prof. Fernanda Machado Freitas.

ABRINDO A DIVISÃO DE PEDRO – PAGINA 257

Pedro Almeida é um funcionário público federal há 22 anos. Em sua longa experiência em repartições públicas, Pedro conseguiu quatro promoções sucessivas e hoje é chefe de gabinete em um ministério ligado ao poder executivo. Em seu cargo de confiança, Pedro chefia uma divisão composta de quatro departamentos hermeticamente fechados entre si. São quatro feudos inacessíveis a qualquer tentativa externa de acesso. Pedro tem três dificuldades a transpor:

Como integrar os quatros departamentos que funcionam com total ignorância a respeito dos demais.


R. Inicialmente Pedro deve criar mecanismos de comunicação entre os departamentos para que todos tomem conhecimento para facilitar ao máximo à circulação de informações. Poderia memorandos, circulares internas com as medidas que estão sendo tomadas e solicitar sugestões dos funcionários para as melhorias nos departamentos.

Como melhorar gradativamente o desempenho dos funcionários.

R. Enfatizando a importância de cada setor e o trabalho desenvolvido por cada funcionário do setor. O trabalho em conjunto e treinamento constante para os funcionários.

Como mudar e inovar.

R. Através de medidas de comunicação e transparência com os funcionários dos departamentos. Participação e comprometimento.


A ORGANIZAÇÃO DA MOVIBRÁS – PAGINA 266

Após rigoroso e exaustivo processo seletivo, Jorge conseguiu um emprego na Movibrás, uma grande empresa produtora de artigos de consumo, como supervisor de tesouraria. Nos seus primeiros dias na empresa, Jorge passou por um processo de integração para melhor conhecer as características da organização. Recebeu vários manuais contendo regras, regulamentos, rotinas, descrição do seu cargo, deveres e responsabilidades como funcionário etc. Ficou impressionado com o alto grau de organização e de padronização existente na empresa. Mas, isso seria realmente uma característica positiva da organização? Não seria demasiado organizada e pouco espontânea?

R. Sim, no que diz respeito aos sistemas de regras e regulamentos.


ABRINDO A DIVISÃO DE PEDRO – PÁGINA 272

Pedro Almeida pretende criar grupos de trabalho interdependentes compostos de funcionários provindos dos quatro departamentos para que conheçam melhor o que ocorre dentro de cada um deles. O que você acha dessa idéia? Quais são suas vantagens?

R. Acho que não seria uma boa idéia. Pedro trabalha em um órgão público e com tempo ele iria perceber que esta medida não resolveria o problema, pois os departamentos eram fechados. Não vejo vantagens nesta idéias.







Livro:
CHIAVENATO, IDALBERTO. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2003. pp. 101 – 141.

Nenhum comentário: