sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Olá pessoal,

Cerca de 84% dos executivos brasileiros não estão sastisfeitos com o seu trabalho. Esse levantamento foi realizado com 1200 executivos em todo o Brasil pela Puc- Minas e pela Fundação Dom Cabral de Belo Horizonte.


Este tipo de comportamento ao meu ver está em todos os setores da economia, público e privado, o pessoal que vai fazer a diferença vão ser aqueles que conseguirem agregar valores ao seu trabalho, fazer a diferença e se destacar no mercado, isto vai garantir o sucesso profissional.

No livro de Carlos Alberto Júlio (A arte da estratégia - editora Campus) , Alexandre Mathias, da ESPM do Rio de Janeiro, propõe dividir os clientes em quatro tipos:

-Apóstolo (satisfeito e fiel; gosta do produto, do serviço e das pessoas da empresa)
- Refém (insatisfeito mas fiel, porque não vê outra opção)
- Mercenário (satisfeito mas infiel, pois se guia principalemente por preço)
- Terrorista (insatisfeito e infiel; critica a empresa para todo mundo). Segundo Mathias, a empresa deve dirigir seus esforços ao apóstolo, para retê-lo, e ao terrorista, para que não arranhe a imagem do negócio. Uma ótima dica de leitura.

Um grande abraço,

Sérgio Ricardo Guerra
2P Administração - CEFET/MG

Um comentário:

Cleiton Fernandes disse...

He concordo com o pouco que foi colocado. Devemos tratar bem todos o clientes, mas devemos agradar mais os clientes fies a empresa.