terça-feira, 30 de dezembro de 2008

O ano de 2008 está acabando e sem dúvida será lembrado como um divisor de águas na história do capitalismo mundial. Nunca se questionou o sistema que move a economia dos países como nos últimos meses, ainda mais quando empresas tidas como sólidas vão à bancarrota (quebra financeira).Quem diria que empresas detentoras de marcas famosas, símbolos do “velho” modelo econômico e que sempre foram consideradas as grandes referências dos livros de negócios e dos empreendedores iniciantes viessem a falir?

O sistema capitalista é perverso com os perdedores (ou deveria ser?), mas alguns perdedores ainda poderosos têm usado como argumento o risco de quebradeira sistêmica para se proteger.Parecem ter esquecido os princípios básicos do capitalismo para tentar a sobrevivência, refutando a livre iniciativa e a tese sempre de que vençam os melhores, os mais capacitados…, e de que o mercado é que deve definir quem vence e quem fica para trás.O fato é que estamos vivenciando mais uma vez um momento de mudanças profundas, sem clareza do que virá a seguir. Esta pode ser uma oportunidade para empreendedores atentos e ousados.


Quando a maioria tende a se retrair, a esperar os próximos acontecimentos antes de dar o primeiro passo, os empreendedores que vencerão e se tornarão as grandes referências do “novo” modelo econômico que está sendo criado, ainda não são conhecidos… Você tem a chance de ser um deles, porque não?Considere 2009 como um ano de grandes oportunidades, um momento de ousar de forma inovadora, de forma diferente, consciente dos desafios, mas comprometido com os seus sonhos. Pense grande, e não se esqueça que o mercado — os consumidores — ainda define quem vence e quem fica para trás. No longo prazo, apenas os que oferecerem produtos e serviços “antenados” com os novos consumidores, respeitando a sustentabilidade, tendo como princípio o negócio responsável, ético e transparente, terão mais chances de vencer.
O empreendedorismo é a base do capitalismo e também está passando por mudanças.E que venha 2009, um ano que promete.

Um comentário:

Cleiton Fernandes disse...

He, concordo!! Onde muitos veem dificuldades, poucos veem oportunidades. Essa crise vai muidar muita a maneira de nós Administradores encararmos o mercado consumidor.