segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Produção a todo o vapor

1765 - O inventor escocês James Watt aperfeiçoa o motor a vapor - a primeira forma regular e estável de obtenção de energia descoberta pelo homem. O invento possibilita a Revolução Industrial, com as fábricas, a burguesia tomou de vez para si o poder econômico e mudou para sempre o modo como o mundo trabalha e se organiza socialmente. Desenvolveu-se em três etapas: I, a II e a III Revolução Industrial.

I Revolução

1760 a 1860 - Na Inglaterra, teve inicio com o surgimento das primeiras indústrias - a princípio, têxteis. A partir de meados do século XVIII, porém a invenção das máquinas de tecer automáticas - primeiro, hidráulicas; depois, a vapor - permitiria uma transformação radical nesse processo. A máquina se tornou mais importante que a mão-de-obra.

O sistema industrial instituiu duas novas classe opostas: Os empresários, donos do capital e dos meios de produção (equipamentos, fábricas, matérias-primas etc.) e os operários, que vendiam sua força de trabalho em troca de salário. No início, os empresários impuseram duras condições aos operários, como baixíssimos salários e desumanas jornadas de trabalho (que chegavam as 17 horas diárias), para ampliar a produção e garantir uma margem de lucro crescente (Capitalismo). A fim de reivindicar melhores condições, os trabalhadores passaram a se organizar em associações, que dariam origem aos sindicatos.

II Revolução

A partir de 1870, o uso de novas fontes de energia marcaram esta nova etapa da Revolução Industrial - eletricidade e petróleo -, pela substituição de ferro pelo aço e pela criação da linha de montagem, idealizada pelo empresário norte-americano Henry Ford, já no século XX. O método da produção em série, caracterizado por grandes fábricas e forte concentração financeira, ficou conhecido como fordismo.

Outra característica desse segundo período foi a internacionalização das indústrias, o aumento dos lucros e o surgimento dos trustes (fusão de empresas do mesmo ramo para monopolizar a produção, o preço e o mercado), as holdings (grandes conglomerados de empresas) e os cartéis (acordo para eliminar a concorrência).

III Revolução

A III Revolução Industrial ocorreu a partir da década de 1950 e foi marcada pelo aparecimento de gigantescos complexos multinacionais (tecnopólos) e pela informatização, que ao substituir a mão-de-obra humana, contribuiu para a eliminação de postos de trabalho. O mais famoso é o vale do silício, na Califórnia, nos Estados Unidos, onde apareceram empresas como a Apple e a Microsoft.

No Japão, surgiu o toyotismo - em oposição ao fordismo -, um método de produção mais flexível e diversificado: em vez de produzir grandes séries e um mesmo modelo, ele visa a fabricação de séries menores de uma variedade maios de modelos de produtos.

Recomendação pessoal: (Filmes)

Tempos Modernos (Charles Chaplin) - Fábrica de máquinas e homens, um olhar genial sobre o sistema de produção em série, que revolucionou a economia e o trabalho.

Piratas do vale do silício (Steve Jobs/Bill Gates) - A história das duas gigantes da informática. Ótimo filme.

Abraço a todos,

Sérgio Ricardo Guerra
1 Período de Bacharelado em Administração
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Coordenador Projeto Radiologia em Atividade