terça-feira, 9 de setembro de 2008

Um pouco de história

Aproveitamos essa semana para, em nosso blog, divulgar alguns comentários, textos e fotos do trabalho que apresentaremos no sábado, dia 13, para a turma. Com os temas de: Abordagem Clássica da Administração e Administração Científica.
Baseados principalmente no livro de Idalberto Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração e também em alguns sites da web, tentaremos passar um pouco do que pesquisamos durante esses dias.


Abordagem Clássica da Administração


Os primeiros trabalhos a respeito da Administração foram desenvolvidos por dois engenheiros no início do século XX. Eram eles, o norte americano Frederick Winslow Taylor e o europeu Henri Fayol.
Taylor

Mesmo que ambos tenham iniciado seus estudos sobre pontos de vista bem diferentes e nunca ao menos terem discutidos suas idéias um com o outro, podemos considerar seus trabalhos as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração.
Taylor iniciou a chamada Escola da Administração Científica, cuja preocupação era aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário. Enquanto Fayol desenvolveu a Teoria Clássica, que mantinha seu foco em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua oranização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas.

Fayol

Cefet Mg - Adriana Gonçalves dos Santos

Nenhum comentário: