sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Lord of the Dance!

Olá turma, o vídeo abaixo foi proposto pelo componente do nosso grupo (Carlos) para complementar o trabalho apresentado no último dia 13/09, sobre Administração Científica com base proposta no Taylorismo, para a disciplina Teoria Geral da Administração, ministrada pela Professora Fernanda Machado. (TGA Cefet/MG).




Abraço a todos,

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Dica de leitura!

Sempre que possível estaremos colocando, aqui no blog, dicas de livros que estão relacionados à nossa futura carreira. Para quem quiser saber mais sobre a profissão do administrador e adora ler... A dica dessa semana é um lançamento: Uma Aula Com Drucker: As Lições do Maior Mestre de Administração de William COHEN.


Há muito considerado o maior pensador e escritor na área da administração, os ensinamentos de Peter Drucker continuam a inspirar líderes em todo o mundo. Em A Class with Drucker, Cohen divide com os leitores muito do que aprendeu com o Grande Mestre, lições que nunca foram registradas em livros ou artigos, idéias que Drucker transmitiu aos seus alunos em sala de aula ou conversas informais. O autor acrescenta algumas histórias pessoais engraçadas sobre a personalidade de seu professor, que inclui sua falta de pretensão e interação com os alunos. Cohen também mostra como as idéias de Drucker podem ser aplicadas aos desafios do mundo real que os atuais gestores têm de vencer.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Gabarito

Olá pessoal, chegou a hora de saber como vocês se saíram nas questões que postamos sobre A Abordagem Clássica da Administração - Administração Científica, Taylor e sua obra - Logo abaixo estão as respostas, confiram!

1) B
2) A
3) C
4) B
5) A
6) Sequência de cima para baixo ( 6 4 3 2 1 5)

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Feira Supere 2008


Nos dias 29 e 30 de setembro ocorrerá no Expominas a feira Supere 2008, onde serão compartilhadas experiências de sucesso e tempo para bate-papo.
Em cinco edições, o SUPERE trouxe a Belo Horizonte os mais expressivos nomes que se transformaram em sinômino de sucesso em suas respectivas áreas de atuação.
Tanto nas palestras magnas quanto nas palestras simultâneas, o público presente tem acesso às experiências únicas dos palestrantes convidados, tais como as fascinantes aventuras de Amyr Klink, a liderança de Bernardinho, a criatividade, de Roberto Duailibi, o oportunismo de Stephen Kanitz, a genialidade de Melinda Davis, entre outros.
Mais informações: http://www.supereacminas.com.br/supere/

domingo, 21 de setembro de 2008

Questões sobre Administração Científica

As questões a seguir foram feitas por nós sobre a Administração Científica, especialmente sobre a parte que nos coube no trabalho de Teoria Geral da Administração, da professora Fernanda:

1)A partir do esquema abaixo e de seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativa correta.
(a)
Embora ambos tenham buscado solução para o mesmo problema, aumentar a eficiência das empresas, e um conhecesse o trabalho do outro, não houve influência na elaboração de suas teorias. Isso fica claro ao observar que se tratava de idéias opostas: Taylor afirmava que as mudanças deveriam ocorre de baixo para cima - do operário para o supervisor e o gerente. Fayol, por outro lado, buscava uma abordagem de cima para baixo - da direção para a execução.
(b)
Taylor é considerado o pai da Administração Científica, mesmo sendo ele um engenheiro que utilizou muitos de seus conhecimentos da área na formulação dessa teoria, por ser o primeiro a aplicar essa metodologia.
(c)
A teoria clássica, buscou métodos para explicar a nova realidade, preocupou-se com a anatomia e fisiologia da organização. Procurou diagnosticar as patologias - “os males da época” - vadiagem sistemática dos operários, desconhecimento de um padrão das rotinas de trabalho e do tempo necessário para realizá-las e falta de uniformidade nos processos, o que, de certo modo, prejudicava o crescimento da organização.
(d)
A Administração Científica preocupou-se exclusivamente em aumentar os lucros das organizações, mesmo quando buscava métodos e maneiras mais eficientes do operário executá-las com menos esforço.
(e)
NDA

2)
Frederick Winslow Taylor(1856-1915) é considerado pai da administração científica. Sobre Taylor e o período em que viveu assinale a alternativa incorreta:

a)
Como engenheiro, Taylor favorecia apenas aos patrões em suas idéias.
b)
O sistema de pagamento desse período era por peça ou por tarefa, o que levava os operários a reduzir o ritmo de produção.
c)
Taylor começou sua vida profissional como operário.
d)
A família de Taylor era de origem protestante.

3)
O primeiro período de Taylor foi caracterizado pela publicação de seu livro Shop Management, qual era o foco do livro e o método usado para alcançar o objetivo?

a) O livro tinha por objetivo agregar ideais capitalistas aos funcionários através de ensinamentos aos mesmos.
b) O livro tinha por objetivo aumentar a interação dos funcionários através de métodos humanísticos.

c) O livro tinha por objetivo demonstrar conclusões de técnicas de racionalização do trabalho através do estudo de movimentos e processos de trabalho.

d) O livro tinha por objetivo enriquecer políticas de vendas através de estudo do mercado consumidor da época.

e) O livro tinha por objetivo entreter os funcionários através do método de risos.



4)
Taylor foi o primeiro a fazer uma análise completa do trabalho, essa análise NÃO incluía:

a) Tempos e movimentos.

b) Especialização apenas do pessoal dos sistemas de produção.

c) Estabelecimento de padrões de execução.

d) Instalação de uma sala de planejamento.


5)
Para Taylor, as indústrias de sua época padeciam de três males. Eram eles, exceto:
a)
O sistema defeituoso de Administração.
b) Vadiagem sistemática dos operários.
c)
Falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho
d)
Desconhecimento, por parte da gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para a realização das tarefas.

6) Classifique as afirmações

1. Principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração
2.
Preocupa-se em aumentar a eficiência da empresa, por meio da racionalização do trabalho
3.
Publicação do livro The Principles of Scientific Management
4.
Preocupa-se em aumentar a eficiência da empresa, por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas.
5.
Publicação do livro SHOP MANAGEMENT (1903)
6.
Cuidado analítico e detalhista que permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, cargos.

( ) Organização Racional do Trabalho

( ) Henri Fayol

( ) 2º Período de Taylor

( ) Frederick Winslow Taylor


( ) Observação e a Mensuração

( ) 1º Período de Taylor

sábado, 20 de setembro de 2008

Operários, à Serviço!



A foto acima é da dinâmica criada por nosso grupo pra demonstrar na prática o que é a Administração Científica. A idéia da dinâmica era criar dois grupos de 6 pessoas, simulando "linhas de montagem", e o desafio proposto por nós para cada grupo era de que eles produzissem o maior número possível de peças (que eram torres de lego), em 40 segundos. Com base nas teses da Administração Científica de Taylor, o papel de cada integrante das equipes era apenas desempenhar movimentos repetitivos para a produção da "torre". Esses movimentos não exigiam dos nossos "operários" esforço mental, era necessário apenas agilidade e disciplina para repetir os movimentos. Ao final da tarefa, o grupo que mais produziu teve a melhor "premiação". Assim como exigia Taylor, quem produz mais deve ganhar mais, para que o funcionário se sinta motivado para trabalhar e aumentar o ritmo do serviço. A dinâmica também serviu para mostrar à turma como os setores de uma fábrica são interdependentes já que se um setor atrasa, o todo pode também ser prejudicado.

Vídeo - Tempos Modernos

O vídeo abaixo é uma cena de "Tempos Modernos". Charles Chaplin faz uma crítica de forma genial e bem-humorada à exploração dos operários nas indústrias do início do século XX.

Vídeo - Taylor e a Administração Científica

Esse vídeo foi utilizado em nossa apresentação sobre a Administração Científica. Ele mostra com detalhes o trabalho de Taylor e sua repercussão no início do século.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

ORT (Organização Racional do Trabalho)

Organização Racional do Trabalho:

Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos : objetivava a isenção de movimentos inúteis. Para que o operário executasse de forma mais simples e rápida a sua função, estabelecendo um tempo médio. - Estudo da fadiga humana : a fadiga predispõe o trabalhador a diminuição da produtividade e perda de qualidade, acidentes, doenças e aumento da rotação de pessoal - Divisão do trabalho e especialização do operário - Desenho de cargos e tarefas: desenhar cargos é especificar o conteúdo de tarefas de uma função, como executar e as relações com os demais cargos existentes. - Incentivos salariais e prêmios de produção - Condições de trabalho - Padronização: aplicação de métodos científicos para obter a uniformidade e reduzir os custos. - Supervisão funcional: os operários são supervisionados por supervisores especializados, e não por uma autoridade centralizada. Homem Econômico O Homem é motivado por recompensas salariais, econômicas e materiais. A organização era vista como sistema fechado, isto é, os indivíduos não recebiam influências externas. O sistema fechado é mecânico, previsível de determinismo.

sábado, 13 de setembro de 2008

Atividade 5 – Pg. 40 A estratégia da Regência Sapatos

Empresa Vertical

Prós: a empresa passaria a produzir todo o processo, deste a matéria-prima até os sapatos, o que ganharia em termos de tempo, custos e lucros, principalmente na dispensa de fornecedores.
Contra: a empresa estaria fixada num único processo, sem flexibilidade, e qualquer erro ou atraso de um setor atrapalharia todo o processo de fabricação e ou entrega ao cliente


Empresa Horizontal

Prós: a empresa possui várias lojas, ou segmentos, que trabalham todo um contexto flexível, não somente focada em um ponto. Isto promove uma relação direta com o cliente, promovendo o que hoje chamamos de fidelidade. Aqui o ganho é pela qualidade não pela quantidade.
Contra: a empresa estaria sujeita aos fornecedores, e a competição acerrada do mercado, exigindo maior capacitação de seus funcionários e de melhoria de seu produto.


Atividade 3 – Pg. 33 A inspiração de Armando

Na verdade, apenas podemos considerar Armando de Souza como realmente inovador no que diz respeito a sua implementação deste trabalho na empresa que antes não tinha. A Inovação, como foi discutido em sala, significa renovar, moldar algo, transformar.
Ele possui métodos antigos, apesar de usar num novo contexto inovador, de organização linear utilizada pelas organizações militares dos exércitos da Antiguidade e da época medieval, e pela Igreja Católica.
Neste tipo de organização cada subordinado pode ter apenas um superior, demonstrando a condição hierárquica. Uma outra referência é o princípio de direção, que Armando escolheu porque permite que cada funcionário reconheça a autoridade e o conjunto de regras para que todos trabalhem bem.


sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A defesa de Eliana - Estudo de casos

Nesse caso eu receberia as críticas e verificaria se condiziam com a realidade da empresa. Com isso teria condições de saber o motivo de tantas insatisfações. Uma solução, talvez, fosse revisar todas as atividades desenvolvidas na empresa, melhorar as condições do local de trabalho. Observar como são executadas as tarefas e de alguma forma promover uma estrutura hieráquica para que haja um controle e uma melhor organização.


Postado por Adriana Gonçalves

Estudo de Casos

A analista de O&M
A metodologia utilizada por Anamaria Montes tem características da metodologia cartesiana nos seguintes princípios:
  1. Pricípio da dúvida sistemática ou da evidência: Anamaria duvida de tudo que existe na empresa, não aceitando nada como certo ou verdadeiro enquanto ela não confirmar.
  2. Princípio da análise ou de decomposição: Anamaria analisa e decompõe todos os processos para resolvê-los separadamente, parte por parte.
  3. Pricípio da síntese ou da composição: Anamaria sintetiza e recompõe de uma nova maneira os processos, reorganizando-os.
  4. Princípio da enumeração ou da verificação: Anamaria verifica se nada foi omitido no trabalho.
Postado por Wanessa Gonçalves

Estudo de casos - Idalberto Chiavenato

A metodologia de Gilberto


Gilberto tem sua metodologia influênciada pela metodologia cartesiana de René Descartes.



Os princípios desta metodologia são:
  • Princípio da Dúvida sistemática ou da evidência


  • Princípio da análise ou de decomposição


  • Princípio da síntese ou da composição


  • Princípio da enumeração ou da verificação


Correspondente a metodologia do Gilberto:


  • Colheita de dados (dados dos problemas encontrados da empresa)


  • Análise dos dados (decompô-los em possíveis soluções)


  • Síntese dos dados (ordenar as soluções para os problemas mais fáceis primeiramente)


  • Verificação (revisão geral dos problemas)



terça-feira, 9 de setembro de 2008

Um pouco de história

Aproveitamos essa semana para, em nosso blog, divulgar alguns comentários, textos e fotos do trabalho que apresentaremos no sábado, dia 13, para a turma. Com os temas de: Abordagem Clássica da Administração e Administração Científica.
Baseados principalmente no livro de Idalberto Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração e também em alguns sites da web, tentaremos passar um pouco do que pesquisamos durante esses dias.


Abordagem Clássica da Administração


Os primeiros trabalhos a respeito da Administração foram desenvolvidos por dois engenheiros no início do século XX. Eram eles, o norte americano Frederick Winslow Taylor e o europeu Henri Fayol.
Taylor

Mesmo que ambos tenham iniciado seus estudos sobre pontos de vista bem diferentes e nunca ao menos terem discutidos suas idéias um com o outro, podemos considerar seus trabalhos as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração.
Taylor iniciou a chamada Escola da Administração Científica, cuja preocupação era aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário. Enquanto Fayol desenvolveu a Teoria Clássica, que mantinha seu foco em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua oranização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas.

Fayol

Cefet Mg - Adriana Gonçalves dos Santos

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Revolução Industrial

A Fábrica

As fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precariedade.

Reação dos trabalhadores

Em muitas regiões da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram as trade unions (espécie de sindicatos) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o ludismo. Também conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta com relação a vida dos empregados. O cartismo foi mais brando na forma de atuação, pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores.

Conclusão
A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade. Até os dias de hoje, o desemprego é um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. Os empregos repetitivos e pouco qualificados foram substituídos por máquinas e robôs. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem empregos que exigem cada vez mais criatividade e múltiplas capacidades. Mesmo nos países desenvolvidos tem faltado empregos para a população.

Locomotiva: importante avanço nos meios de transporte

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Produção a todo o vapor

1765 - O inventor escocês James Watt aperfeiçoa o motor a vapor - a primeira forma regular e estável de obtenção de energia descoberta pelo homem. O invento possibilita a Revolução Industrial, com as fábricas, a burguesia tomou de vez para si o poder econômico e mudou para sempre o modo como o mundo trabalha e se organiza socialmente. Desenvolveu-se em três etapas: I, a II e a III Revolução Industrial.

I Revolução

1760 a 1860 - Na Inglaterra, teve inicio com o surgimento das primeiras indústrias - a princípio, têxteis. A partir de meados do século XVIII, porém a invenção das máquinas de tecer automáticas - primeiro, hidráulicas; depois, a vapor - permitiria uma transformação radical nesse processo. A máquina se tornou mais importante que a mão-de-obra.

O sistema industrial instituiu duas novas classe opostas: Os empresários, donos do capital e dos meios de produção (equipamentos, fábricas, matérias-primas etc.) e os operários, que vendiam sua força de trabalho em troca de salário. No início, os empresários impuseram duras condições aos operários, como baixíssimos salários e desumanas jornadas de trabalho (que chegavam as 17 horas diárias), para ampliar a produção e garantir uma margem de lucro crescente (Capitalismo). A fim de reivindicar melhores condições, os trabalhadores passaram a se organizar em associações, que dariam origem aos sindicatos.

II Revolução

A partir de 1870, o uso de novas fontes de energia marcaram esta nova etapa da Revolução Industrial - eletricidade e petróleo -, pela substituição de ferro pelo aço e pela criação da linha de montagem, idealizada pelo empresário norte-americano Henry Ford, já no século XX. O método da produção em série, caracterizado por grandes fábricas e forte concentração financeira, ficou conhecido como fordismo.

Outra característica desse segundo período foi a internacionalização das indústrias, o aumento dos lucros e o surgimento dos trustes (fusão de empresas do mesmo ramo para monopolizar a produção, o preço e o mercado), as holdings (grandes conglomerados de empresas) e os cartéis (acordo para eliminar a concorrência).

III Revolução

A III Revolução Industrial ocorreu a partir da década de 1950 e foi marcada pelo aparecimento de gigantescos complexos multinacionais (tecnopólos) e pela informatização, que ao substituir a mão-de-obra humana, contribuiu para a eliminação de postos de trabalho. O mais famoso é o vale do silício, na Califórnia, nos Estados Unidos, onde apareceram empresas como a Apple e a Microsoft.

No Japão, surgiu o toyotismo - em oposição ao fordismo -, um método de produção mais flexível e diversificado: em vez de produzir grandes séries e um mesmo modelo, ele visa a fabricação de séries menores de uma variedade maios de modelos de produtos.

Recomendação pessoal: (Filmes)

Tempos Modernos (Charles Chaplin) - Fábrica de máquinas e homens, um olhar genial sobre o sistema de produção em série, que revolucionou a economia e o trabalho.

Piratas do vale do silício (Steve Jobs/Bill Gates) - A história das duas gigantes da informática. Ótimo filme.

Abraço a todos,

Sérgio Ricardo Guerra
1 Período de Bacharelado em Administração
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Coordenador Projeto Radiologia em Atividade