quinta-feira, 23 de outubro de 2008

"Empregos de A a Z"

O trecho texto abaixo foi tirado do livro "Empregos de A a Z" do consultor de carreiras Max Gehringer. Fica aí uma ótima dica de leitura. Acessem o link no final da postagem, com ele você terá o texo na íntegra. No site, você verá depoimentos sobre experiências de algumas pessoas que têm seu próprio negócio e um vídeo do autor no programa Fantástico.

Abraço,


Ser dono ou empregado?


Por que decidir ter o meu próprio negócio? “Um sonho”, diz o analista de redes Alexandre Rici. “Eu acredito no meu trabalho, eu acredito no meu potencial”, afirma a estilista Bela Villas. “Você precisa ter uma ousadia na vida”, completa Alexandre.

Quanta gente já não pensou, ou ainda está pensando, como seria maravilhoso ser dono do próprio nariz? “Acho que o me motivou a ter o meu negócio próprio é nunca ter tido muita paciência para aturar chefe”, conta Aimar de Paula, dono de uma pizzaria.

Não ter que dar satisfação a ninguém, acordar e dormir na hora em que quiser. Tudo isso parece um sonho, mas não é. Na verdade, essa deve ser a primeira decisão que uma pessoa toma na vida profissional: resolver se nasceu para ser dono ou empregado.(...)

Ser empregado ou ser dono não é uma questão de escolha. É uma questão de vocação. Ser empregado é bom. Ser dono também é. O importante é achar o caminho certo. (...)

Quem nasceu para ser empregado gosta de trabalhar em equipe e aceita sugestões numa boa. Quem nasceu para ser dono gosta de tomar as próprias decisões e detesta ouvir palpites. (...)

(...)Muita gente procura o melhor amigo, é parecidíssimo com o amigo, e, normalmente, as pessoas pensam tão igual, mas tão igual, que, se uma comete um erro, a outra comete o mesmo erro. (...)

“De cada dez empresas que abrem, cinco são por necessidade, quando o empreendimento bom deveria ser aquele por oportunidade”, diz o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Ricardo Tortorella.

Quem nasceu para ser empregado aprecia a estabilidade e o salário garantido no fim do mês. Quem nasceu para dono gosta de correr riscos. “Para você ter um negócio e para que ele dê certo, você precisa dar passos maiores que a sua perna”, observa a estilista Bela Villas. Ela está no ramo de confecção. (...)

Você ainda está em dúvida? Então, é bem possível que você tenha nascido para ser empregado. Quem nasceu para dono não tem dúvidas. Só tem certezas.




Nenhum comentário: