sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Pricípios da Admnistração - A visão de Urwick

Um pouco da vida e os princípios de Lyndal F. Urwick:



Foi muito mais um divulgador de Fayol do que propriamente um colaborador, até porque era 50 anos mais novo que aquele. Ampliou ao ato da função administrativa para: investigação, previsão, planejamento, organização, coordenação, comando e controle.

Para Urwick a divisão do trabalho se processa em duas direções: uma vertical, indicando os tipos de atividades; e outra horizontal, indicando os níveis de autoridade.
Também defendeu o princípio da departamentalização, através da qual se obtém a homogeneidade, ou seja, a integração da função, do processo, da clientela e da localização.




Pricípios de Administração para Urwick:
  1. Princípios da especialização: Cada pessoa deve exercer uma só função, determinando uma divisão especializada do trabalho.
  2. Princípio de autoridade: É necessário que haja uma linha de autoridade claramente definida, conhecida e reconhecida por todos desde o topo da organização até cada indivíduo de base.
  3. Princípio da Amplitude administrativa: Cada superior deve ter um certo número de subordinhados. O superior tem pessoas para supervisionar, bem como as relações entre pessoas que supervisiona. O número ótimos de subordinados varia segundo o nível e a natureza dos cargos, a complexidade do trabalho e o preparo dos subordinados
  4. Princípio da definição: Os deveres, autoridade e responsabilidade de cada cargo e suas relações com os outros cargos devem ser definidos por escrito e comunicados a todos

Nenhum comentário: