A Abordagem Humanística da Administração representa uma transferência da ênfase anterior, colocada nos aspectos técnicos (Administração Científica) e formais, ou organizacionais (Teoria Clássica) da Administração para os aspectos sociológicos e psicológicos do trabalho. Esse estudo compreendeu dois assuntos distintos:
1. A análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho: Seleção de pessoal, orientação profissional, métodos de aprendizagem, fisiologia do trabalho, estudo dos acidentes e da fadiga.
2. A adaptação do trabalho ao trabalhador: Estudo da personalidade do trabalhador e do chefe, da motivação e dos incentivos do trabalho, da liderança, das comunicações, das relações interpessoais e sociais dentro da organização.
Essa abordagem constituiu-se na mais ferrenha oposição à Teoria Clássica e seus preceitos, pois apresentou evidências da existência de outros aspectos envolvendo a produtividade humana nas organizações, de natureza não mecanicista ou operacional. Essa teoria abordou o lado humano das organizações.
Clique na imagem para uma melhor leitura.
Um comentário:
Essa parte do estudo de TGA é bastante complexa, porque mexe com a questão do ser humano e ser humano é so complexidade! rrsrsr
Postar um comentário